domingo, 29 de março de 2009

Palestra 20 Anos em Defesa do SUS



20 Anos em Defesa do SUS

Criado pela Constituição de 1988, o Sistema Único de Saúde (SUS) completa 20 anos como um exemplo ambicioso de programa social destinado a ampliar a igualdade de direitos dos cidadãos. Ao estabelecer a saúde como direito todos e dever do Estado, garantir a todos o acesso ao atendimento médico, antes restrito aos trabalhadores que contribuíam para a Previdência e a quem podia pagar. Contudo, o sistema que contribuiu para erradicar a poliomielite no Brasil é o mesmo que deixa crianças e adultos morrerem de dengue. No país que exibe um dos mais bem-sucedidos tratamentos públicos de Aids do mundo, pessoas esperam meses por consultas para doenças menos complexas... Completando 20 anos de existência, o SUS revela muitas contradições. Outra falha grave é a falta de controle social no setor da saúde, que deveria ser exercido nos conselhos e conferências com a participação dos usuários além dos prestadores de serviços e profissionais da área. Muitos se tornaram aparelhos políticos do prefeito, do governador.

São 140 milhões de pessoas (75% da população brasileira) que dependem da rede pública para atendimento. E 10% dos postos formais de trabalho no país estão na área de saúde. Sendo assim, existe uma necessidade premente de discussões acerca do SUS junto aos estudantes da área da saúde. Diante dessa trajetória, convidamos a todos e todas para participar da discussão e construção dessa história de justiça social e a se unir à celebração de 20 Anos em Defesa do SUS.

Os estudantes da área de saúde têm papel fundamental nesse debate, já que nós seremos os próximos profissionais e, muitos de nós estaremos vivenciando a realidade do serviço público de saúde no país. Será que nós concordamos com os rumos da nossa formação profissional - ainda distante de ser multiprofissional e interdisciplinar? Como nós entendemos o SUS e o que mais é preciso saber sobre ele? Será que concordamos com o sucateamento dos Hospitais Universitários e concordamos com a emergência do HUAP fechada? O que são as Fundações Estatais de Direito Privado e como elas podem ameaçar os princípios do SUS?

Está em criação o Grupo de Trabalho (GT) de Saúde do DCE da UFF e você, estudante da saúde, é fundamental nesse espaço. Por isso, convidamos você a participar do GT de Saúde e também do debate:


“20 anos em defesa do SUS”

data: 02/04/09 às 17h

local: Instituto Biomédico




Nenhum comentário:

Postar um comentário